terça-feira, 12 de abril de 2011

HOSPITAL REGIONAL – GOVERNADOR CID GOMES ESCUTA PROPOSTA DE PREFEITOS

O governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, ouviu na noite dessa segunda-feira, (11), a explanação de motivos por parte de cada prefeito de onde o seu município é candidato à implantação do Hospital Regional do Sertão Central. Cada representante teve 15 minutos para que apresentasse as viabilidades dos seus municípios. Participei atentamente ouvindo às falas dos prefeitos e representantes,  para mim, o evento serviu para confirmar o que eu já tinha certeza, Quixadá é a cidade que apresentou melhores condições técnicas para receber essa unidade hospitalar.
Participaram do debate, além dos prefeitos e o governador Cid Gomes, o Vice-Governador Domingos Filho, os deputados estaduais Osmar Baquit, Raquel Marques, Rômulo Coelho, Sérgio Aguiar, Cirilo Pimenta, Professor Pinheiro, e os secretários estaduais Ivo Gomes (Gabinete do Governador), Mauro Filho (Fazenda), e Quintino Vieira (DER), além do presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho.
Os municípios que apresentaram disponibilidade e se candidataram a receber a nova unidade de saúde foram Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim, já que o município de Tauá saiu da disputa. No entanto, os municípios que o HRSC deverá atender são Boa Viagem, canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá. O prefeito de Quixadá Rômulo Carneiro ao final de sua apresentação lembrou das exigências de critérios estabelecidos em leis para implantação de unidades hospitalar desse porte nos municípios.
O que ninguém entendeu foi a desistência do município de  Tauá, anunciada logo após as suas explanações. Nos bastidores do Centro de Convenções, local onde se realizou o evento, participantes falaram de acordo previamente firmado entre os  municípios de Quixeramobim e Canindé. Em outra roda de conversa, lideranças atribuíram à desistência, a um acordo partidário que envolve o PMDB, visto que, o vice-governador Domingos Filho, o prefeito de Quixeramobim Edmilson Júnior e o prefeito de Tauá Odilon Aguiar, pertencem ao mesmo partido.
A data para a votação que definirá o município que receberá o Hospital Regional foi definida como o dia 09 de maio no mesmo local a partir da 9h da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário