Recebi ao meio dia de dessa quinta-feira, dia 10, o engenheiro fiscal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Dr. Ivanildo Silva, que junto comigo, o engenheiro Dr. Roberto Roque (Roró) e o topógrafo Garcia, visitamos a obra de Urbanização do Açude Eurípedes – Pólo de Lazer Lagoa dos Monólitos, que se encontra embargada pelo Ministério Público Federal a pedido do órgão. Ivanildo Silva veio atender à minha solicitação feita ao Superintendente do IPHAN Alexandre Jacó, quando lá estive na semana passada na companhia do Dr. Roró.
De posse de um mapa que delimitava toda área tombada pelo Instituto, a autoridade mostrou que a pista de bicicross avançou à poligonal dos monólitos e determinou o recuo, sendo retirado todo o material colocado e que posteriormente seja enviado ao IPHAN a planta com tudo que existe na área da pista, para avaliação e conseqüente emissão de parecer favorável à continuidade das obras. Ivonildo nos orientou a fazer limpeza em toda área da poligonal, retirando o mato, entulhos pequenas edificações para possibilitar uma melhor visibilidade da lagoa o dos monólitos.
Aproveitando a sua visita, Dr. Ivanildo Silva nos mostrou toda a área de preservação da zona urbana de Quixadá, que foi tombado pelo IPHAN. Nos próximos dias Ivonildo retornará a Quixadá para percorremos toda a área tombada da zona rural. Esperamos que com a retirada do material da pista, que começou imediatamente, o laudo do IPHAN seja positivo e o Ministério Público Federal possa imediatamente liberar as obras para a sua continuidade. Os recursos estão garantidos, foi o que afirmou o prefeito Rômulo Carneiro ao ser informado da visita da autoridade do IPHAN. Fizeram parte também da comitiva, o Assessor de Comunicação da prefeitura, Alan Queiroz, o Diretor presidente do Portal Revista Central Jackson Perigoso e a Dra. Ivonete Dutra, Coordenadora de Projetos do executivo municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário