Eu tendo conhecimento dos cuidados que devemos ter com um Aterro Sanitário propriamente dito, solicitei ao prefeito Rômulo Carneiro criar um núcleo gestor para gerenciar o aterro de Quixadá, de pronto o chefe autorizou. Assim sendo, tomou posse no início desse mês de fevereiro na qualidade de gerente geral do Aterro Sanitário o Sr. José Maria Silva. O local recentemente teve mais quatro células construídas em espaços diferentes no terreno onde está localizado o aterro. Isso facilitará a organização do destino final dos resíduos sólidos.
José Maria, que já fazia parte dos quadros da minha secretaria, conforme o orientei, já começa a promover as mudanças necessárias para o bom funcionamento do aterro. Hoje na parte da tarde, iniciamos a abertura de uma estrada que dará acesso às células que acabaram de ser construídas e que serão utilizadas alternadamente, com o objetivo de conter as sacolas para não voarem e assim não poluírem o meio ambiente. A utilização das novas células, não permitirão a visibilidade do lixo por parte de quem passa na BR – 122 onde está localizado o aterro. A estrada em construção receberá abaloamento com piçarra para garantir no período de chuvas, o tráfego normal dos veículos.
As células que foram cheias, estão sendo lacradas e receberão um plantio de oleaginosas como o girassol e mamona, que certamente mudarão a paisagem atual do aterro. Uma cerca danificada será reformada para não permitir a entrada de animais no local, e o controle de entrada e saídas de veículos, terão um rigoroso controle. O novo gerente também terá a tarefa de cuidar da Usina de Asfalto implantada em uma área do terreno do aterro e controlar a regularidade da presença dos vigias durante a semana, feriados e finais de semana. Nos próximos dias faremos uma rodada de conversa com todos que atuam no Aterro Sanitário de Quixadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário